quinta-feira, 10 de dezembro de 2009

Lula fala MERDA em Maranhão


Saiu na Folha de São Paulo: Lula falou merda em um discurso. Isso não é noticia, ele sempre fala merda. Mas dessa vez foi diferente, ele disse a palavra em si: “merda”. (Trocadilho horrível, mas eu não resisti).

O Brasil ficou chocado! Está bem, o Brasil eu não sei que ficou chocado, mas a Folha de São Paulo, pelo que vi, ficou chocada com o fato do presidente Lula ter falado uma palavra de “baixo calão”. Isso ocorreu em São Luis, no Maranhão, durante uma cerimônia de assinatura de contrato do programa Minha Casa, Sua Casa.

A citação é a seguinte: “"Eu não quero saber se o João Castelo [prefeito de São Luís] é do PSDB, não quero saber se o outro é do PFL, não quero saber se é do PT, eu quero saber se o povo está na merda e eu quero tirar o povo da merda em que ele se encontra. Esse é o dado concreto”. – Luiz Inácio Lula da Silva.

Mas, sabem de uma coisa, se quiserem saber o que houve, vão no site da Folha de São Paulo, que lá tem a noticia (tem até videozinho, se vocês se interessarem) :

Depois disso, a Folha continua com outra matéria, de Thaís Nicoletti de Camargo, consultora de língua portuguesa do Grupo Folha-UOL. Nessa matéria, ela meio que critica o uso do palavrão (merda), apontando que são palavras que todos nós conhecemos e usamos, mas que são evitadas em situações formais, por causa da etiqueta.

Ela continua, então, falando da origem latim da palavra M-E-R-D-A, salientando que, em alguns meios, ela até pode ter uma conotação positiva. Longe de mim criticar o trabalhar da mulher que trabalha para a Folha de São Paulo. Mas, na minha opinião, ela meio que perdeu o foco da história. (Não me leve a mal, a historinha que ela fala do carinha Frances que pisou em merda quando ia atuar em uma peça é muito interessante, só não achei coerente falar disso em uma matéria sobre o discurso do presidente).

Mais uma vez, não vou sair listando o que a moça disse, mas vou passar o link:

O que eu vou destacar é que ela fala de etiqueta e, se não me engano, de decoro. E também fala da necessidade de usar eufemismos, como forma de aliviar o impacto de certas palavras impactantes.

Em outras palavras, é dizer que o governo “faz amor conosco”, em vez de dizer que ele “fode com a gente todo santo dia”. Esse tipo de coisa. Ou que o Brasil encontra-se “no toalete” em vez de “na merda”. E que tudo isso acontece por culpa dos “políticos” em vez de “filhos da puta, porcos capitalistas”.

E por ai vai.

Não vejo nada de errado com o decoro, com a etiqueta e com você querer parecer correto. O problema está exatamente na palavra “parecer”. As pessoas se preocupam muito em “parecer corretas”, “parecer educadas” e esquecem o essencial: SER CORRETO!

Onde está a etiqueta quando os políticos decidem aumentar o salário deles e fuder com a vida do trabalhador honesto? E o que tem de correto em deixar pessoas morrendo por falta de investimento na área da saúde? E eles nem têm o decoro de cumprir as promessas que fazem em ano eleitoral.

Pronto, tirei isso do meu peito! Acho que devemos parar de prestar atenção nas merdas que os políticos dizem, e nos concentrar nas merdas que eles fazem!

7 comentários:

Emanuel Belmiro disse...

Tb axo que não só a Folha, mas toda a imprensa fez alarde por nada. Até pq na novela "A Favorita" a tal da Flora falou várias vezes essa palavra. O que muito pior do que o presidente falar isso. E como vc disse, não interessa oq eles dizem e sim oq fazem, podem falar marda a vontade, não fazendo, como o kra lá do DF tá ótimo. O eleitor agradece.

Bruno Machado disse...

Pois é...
Há, esqueci de dizer, esse post é dedicado para Fernanda Moraes, minha maninha de consideração. E a pessoa mais politicamente instigada que eu conheço.

WA disse...

Muito boa. Claro que a política e qualquer ambiente formal, que represente algo e que sirva de modelo aos cidadãos, merece um tom de respeito. Mas, sem hipocrisias, não vi ali qualquer mentira.
Na verdade, vi foi uma grande verdade, que muitos dirigentes insistem em mascarar com bons floreios de educação e do tal decoro que só se vê da boca p'ra fora. Lula se excedeu e falou besteira, mas o nível da "merda" no país é tal que, creio, são necessários sim tais excessos. Muitos mais, creio eu.
Nunca tive simpatia por Lula, mas seu comentário foi um desabafo da verdade frente à hipocrisia brasileira. Hipocrisia muito bem representada pela repórter que procura encher linguiça no jornal (...educadamente), ao invés de atentar para os fatores reais da situação. Tenta como que tapar o Sol com a peneira, sem tanta necessidade. Lula ali disse algo que um presidente não deve falar, mas inegavelmente algo que todos nós gostaríamos de dizer. E um presidente, antes de ser um boneco, deve ser o representante do que nós pensamos: para isso serve seu cargo, justamente.
A educação é sim necessária. Mas educação sincera. Educação por pompa se torna falsidade e hipocrisia.
Bicho, essa tua frase final ficou muito boa kk
Perfeita, reuniu tudo... grande sacada

Bruno Machado disse...

Foi, a frase do final eu também adorei. Foi a ultima coisa que eu pensei e, se a inspiração demorasse mais um pouco, o post ficava sem ela.

Já o trocadilho do começo, achei uma merda. Mas eu adoro trocadilhos merdas! :)

Chubby25 disse...

assim, como vc mesmo disse, lula falar merda não é novidade. novidade é o povo continuar se chocando com isso. já não é a 1ª e também não será a última vez que ele fará isso. Garanto, daqui até o fim do mandato dele, ele solta outra pérola. mas mudando um pouquinho de assunto, essa semana saiu nos jornais que ele fez piada com o caso do DEM de Brasília. algo sobre comprar todos os panetones que se quer. é isso que eu acho interessane em lula: quando o mensalão foi no pt, ele não sabia de nada. agora, quando é no dem, ele faz piada? como assim, até parece que esqueceu que tem teto de vidro, né? e depois vem falar de tirar o povo da merda, mas acontece que a gente só tá na merda por conta deles mesmos. Então, como nós poderemos sair da merda, se nem o presidente dá o exemplo e... deixa de fazer merda?

Bruno Machado disse...

pois é... é muita hipocrisia por parte de todo mundo.... acho que é como disse joãozinho:

uma dissolução é botar um politico num tanque de ácido...
a solução seria botar todos...

Kelevra disse...

aew xuxu! esse post ficou do caralho!