quinta-feira, 12 de fevereiro de 2009

Belmiro e o Mundo - Top 5 Jogos que deviam ter dado errado, mas deram muito certo

Para minha segunda coluna no blog de Belmiro, vou começar colocando o meu primeiro “TOP alguma coisa”. Segue, então, um Top 5 com os jogos que tinham tudo para dar errado, mas que deram muito certo.

The Sims: Esse jogo foi criado por Will Wright e distribuído pela Máxis no ano 2000 e está indo para sua terceira edição ainda este mês. No jogo, você controla uma pessoa comum (um sim) enquanto ele realiza as ações de seu dia-a-dia.

Por que devia ter dado errado: Pois é, esse jogo tinha tudo para dar errado. Poxa, as pessoas jogam vídeo-game para fugir da realidade e viver uma grande aventura. Quem iria pensar que um jogo que simula a nossa realidade poderia fazer tanto sucesso? Quem quer jogar um jogo onde você tem que mandar o personagem ir ao banheiro, tomar banho, comer e trabalhar? Pô, eu tenho minha vida para isso. Eu é que nunca teria acreditado. Mas o jogo deu muito certo e hoje é um dos maiores fenômenos de vendas nos mundos dos games.


Por que deu certo: Além de contemplar o lado narcísico de todo ser humano (Você pode criar um sim igual a você e vê-lo crescer na vida. Isso trás ao jogador grande satisfação pessoal.) the Sims adiciona elementos fantasiosos no dia-a-dia dos bonequinhos do jogo. Você pode, por exemplo, fazer bruxaria ou se tornar um vampiro.



Mario Party: Os jogos de “Party” têm se tornado cada vez mais populares nos últimos anos. E, de fato, qualquer outro jogo nesse estilo poderia estar aqui. Mas Mario Party (como muitos nos outros jogos do Mario) foi o percussor desse estilo. Então resolvi dar as honras a ele. Jogos estilo party são jogos em que você a mais alguns amigos podem participar de diversos mini-games curtos e repetitivos. Em Mário Party, vocês saem andando em um tabuleiro e têm, como principal objetivo, saírem coletando estralas para ganhar o jogo.

Por que devia ter dado errado: O próprio conceito de Mario Party é chato e entediante. Você sai andando pelo mesmo tabuleiro por inúmeras rodadas, jogando minigames repetitivos e cansativos que se repetem a cada 4 ou 5 rodadas. Existem minigames onde você só precisa apertar o mesmo botão o mais rápido possível. Isso não exige nenhum habilidade do jogador e dá uma canseira danada. Além disso, Mario Party não tem história e isso deveria bastar para espantar qualquer jogador de respeito.

Por que deu certo: Em primeiro lugar, tudo com Mario dá certo. É uma coisa impressionante. Basta colocar o nome do encanador bigodudo no nome para que o jogo venda quantidades absurdas.

Mas Mario Party não deve toda sua popularidade para o protagonista bigodudo. O jogo tem muitas qualidades que lhe tornam uma boa pedida. Os minigames curtos, por exemplo, dão certa rotatividade ao jogo e muito mais do que quatro pessoas podem jogá-lo sem ter que ficar esperando muito tempo. Além disso, o jogo apela para a competitividade das pessoas, coisa que todo mundo tem (e jogadores de vídeo-game têm muito mais). Também existem muitas possibilidades de tornar o jogo ainda mais divertido: imagine como seria legal de, toda vez que alguém perdesse um minigame, tivesse que tomar um copo de chopp?



Trauma Center: Esse jogo, eu acho, surgiu originalmente no Nintendo DS e depois foi para o Wii. Nele, você controla um médico e tem que operar seus pacientes. Já existem muitas versões do jogo, entre elas o Under the Knife, Second Opinion e o New Blood.

Por que devia ter dado errado: Um jogo de operação? Você controla um médico e tem que ficar fazendo cirurgias? Nossa, que entediante.... Ou pelo menos essa é a impressão lógica que se deveria ter desse jogo. Ora, se eu quisesse operar, eu teria feito vestibular para medicina.

Por que deu certo: Existe algo extremamente instigante em fazer uma operação. Você está salvando uma vida e, ainda por cima, exercendo um das profissões mais difíceis do mundo. Além disso, os controles são bem simples e instintivos e você sente como se, realmente, estivesse operando.




Kingdom Hearts: Corro o risco de ofender muitas pessoas colocando esse jogo na lista, mas espero que ninguém leve pro lado pessoal. Bem, Kingdom Hearts é um jogo de RPG criado pela Square Enix com a Disney. Nele, você encontra uma mistura entre os universos dos desenhos Disney e da série Final Fantasy.

Por que devia ter dado errado: Bem, ver o Mickey e Donald andando lado a lado com Cloud ou Tydus ou Auron é realmente algo duro de engolir. E jogo tem cara de ser uma viagem só. Quem nunca jogou, deve achar que a história seria muito forçada, pois não há muito como justificar um cross-over tão absurdo. Além disso, você colocar personagens da Disney com Final Fantasy, você estaria fazendo um Final Fanstasy mais burro e infantil do que os jogos da Square Enix.

Por que deu certo: Por que eles fizeram tudo muito bem feito (não podíamos esperar menos da Square Enix e Disney). Além disso, tanto os personagens da Disney quando os da Final Fantasy tem enormes hordas de fás, que abraçaram o jogo. A mistura tornou o jogo mais fácil, leve e alegre, o que também serviu para atraírem novos fãs para a série.



Harvest Moon: Nesse jogo você controla um fazendeiro. Você planta a colheita, alimenta as vacas, cria galinhas. Enfim, faz de tudo para que sua fazendo seja próspera. O jogo foi originalmente lançado para o Super Nintendo em 1996, mas já teve várias versões até os dias de hoje.

Por que devia ter dado errado: Jogo de fazendinha? Sério? Eu não consigo pensar em ninguém menos rural do que um típico jogador de vídeo-game. Gamers gostam de morar na cidade, de ter a tecnologia a seu dispor e de poder pedir pizza todos domingos de tarde. Por que iríamos querer tomar conta de uma fazenda?

Por que deu certo: Pra começo de história, os gráficos são bonitinhos e isso já atrai um bom público. A história é até boa, pois têm todo um objetivo de tem algumas competições de fazendas e tal. Além do mais, o jogo adiciona elementos de fantasia para tornar a jogabilidade mais interessante e atraente. Em uma das versões, por exemplo, você precisa encontrar as notas musicais mágicas (ou algo assim).

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