quinta-feira, 27 de novembro de 2008

Turma da Mônica Jovem


Já que falei de quadrinhos, não posso deixar de falar da Turma de Mônica. A história dessa turminha criada por Mauricio de Souza acompanhou, tenho certeza, a infância de todos nós e, provavelmente, de muitos de nossos pais.

O sucesso da Turma da Mônica é inegável. O quadrinho já virou desenho animado diversas vezes. Sua imagem é usada para vender brinquedos, roupas, comida, escovas de dente. Em resumo: a turma da Mônica está em todo lugar.

Agora a equipe do Mauricio de Souza chegou com uma idéia inovadora e ousada de fazer a turma da Mônica Adolescente em formato de Mangá.

Essa mudança de formato foi o suficiente para causar estranhamento. Além disso, os personagens mudaram muito com a puberdade e isso pode causar revolta em muitos dos fãs da turminha.

Agora, Cebolinha tem mais de cinco fios de cabelos (e que fala certo, a não ser quanto está nervoso), Mônica não é mais gordinha nem baixinha (porém ainda dentuça e com o cabelo em formato de cachos de bananas), um Cascão toma banho esporadicamente e uma Magali se preocupa com uma dieta saudável e balanceada.
.
Eu li os três exemplares do mangá até agora e, tirando alguns elementos que considerei falhos na narrativa (achei, por exemplo, que algumas partes passaram muito rápidas e receberam pouco foco) eu achei a história até que interessante. O novo traço está legal e a ousadia do pessoal da equipe de Mauricio de Souza, por si só, já basta para dar alguns pontos na minha concepção.
Só tem um pequeno problema.

Não sei quanto a vocês, mas, pra mim, Cascão que é Cascão não toma banho de jeito nenhum. Ele corre das gotinhas de chuva e faz os malabarismos mais absurdos para se desviar de uma poça. Cebolinha tem que falar “elado”, se não, não é o Cebolinha. E, cade o Sansão?

Não consigo deixar de ter aquela sensação de que pegaram os personagens de minha infância e os viraram de cabeça para baixo.
E vocês, o que acharam?

Estou abrindo esse espaço para discussão, deixe seu comentário para que as outras pessoas também possam dar suas opiniões e discutirem a respeito da Turma da Mônica Jovem.

4 comentários:

Maneko disse...

Ainda tô me acostumando em ver Mônica assim, mas axo q foi uma jogada legal do Maurício, tava precisando de uma pequena renovada mesmo.

violeta disse...

achei super legal a mudança, mas concordo que existem certos traços que nao podem ser alterados, afinal eram esses pontos que tornavam cada perrsonagem especial e diferenciados.

Bruno Machado disse...

a mudança de estilo de desenho, puxando pro mangá, eu até gostei. O desenho está muito bem feito e tudo o mais.

Mas, como já disse, eles mudaram muitos traços das personalidades dos personagens e isso tirou boa parte do carisma deles.

Evandro de Mesquita disse...

Achei meio que um esturpo.
Não precisavam fazer essa versão mais velha.
O jogo com o absurdo era algo que identificava bastante a Turma da Mônica. Eles tiraram tanto o elemento absurdo (como o fato do Cascão NUNCA tomar banho) como o elemento lúdico. E isso pra compensar com piadinhas que não chegam nem aos pés da graça que tinham os elementos que eles retiraram.
Basicamente isso.