quinta-feira, 22 de janeiro de 2009

Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes


Desde pequeno, Eddie descobriu que era muito bom no poker. Não ser muito bom com matemáticas, nem muito bom com cartas. Ele era, simplesmente, muito bom com pessoas e em ler suas reações.

Sonhando com fortuna, o grupo de quatro amigos juntam uma pequena fortuna para apostar em uma mesa de poker contra um gangster (e rei do comercio pornográfico) Harry Lonsdale, conhecido como Harry “do Machado” (interpretado por P.H. Moriarty).

Os quatro amigos são o Bacon (Jason Statham, de Adrenalina e Carga Explosiva), Soap (Dexter Fletcher), Tom (Jason Flemyng, que fez “Primus” no filme Stardust) e o próprio Eddie (Nick Moran). Eles juntam 100 mil euros (25 mil por parte de cada) e apostam tudo nessa mesa de poker.

O que eles não contavam era que Eddie não só perdesse todo o dinheiro, mas saísse de lá com uma dívida de meio milhão de euros. Se não pagassem em uma semana, Barry the Baptist (o braço direito de Harry “do machado”) ia cortar um dedo de cada um deles por cada dia de atraso. Quando acabassem os dedos, Barry iria abordar o pai de Eddie (Sting), a fim de tomar-lhe o bar do qual é dono.

Para garantir que tudo sairá como os conformes, Harry envia “Big” Chris (Vinnie Jones, de Eurotrip e Snatch), um intimidador capanga, para cobrar a dívida.

Para sair dessa enrascada, o inusitado quarteto passa por poucas e boas, em uma tentativa desesperada de conseguir muito dinheiro em apenas uma semana.

Esse é o enredo de Jogos, Trapaças e Dois Canos Fumegantes (Lock, Stock and Two Smoking Barrels, 1998) do diretor Guy Ritchie (Snatch – Porcos e Diamantes). Eu “descobri” esse filme há dois anos atrás e, apesar de antigo, o longa tem um charme difícil de encontrar nos dias de hoje. Recomendo.

O filme tem muito do ritmo acelerado e do humor negro de Snatch, Porcos e Diamantes (2000) também dirigido por Guy Ritchie e que contou com a presença de alguns dos atores encontrados nesse primeiro filme.

Por falar em Snatch, também é um filme muito bom. Também o recomendo e algum dia ainda falarei dele nesse blog.

Nenhum comentário: