sexta-feira, 16 de outubro de 2009

Feliz Aniversário: Oscar Wilde


Hoje eu resolvi fazer uma homenagem a um aniversariante famoso. Oscar Wilde completa (ou completaria, caso estivesse vivo) 155 anos hoje! Parabens Oscar, já está ficando um rapazinho, hein?

Piadinhas e comentários irônicos a parte, Oscar Wilde foi um cara muito talentoso que viveu na década de 1800. Ele era um escritor Irlandês e teve uma vida muito conturbada, pois houveram boatos e acusações de que ele seria Homossexual.

Mas esse post eu resolvi fazer para homenagear o cara, e não para especular a respeito das escolhas sexuais desse mestre da litura clássica. Então, vou falar um pouco de suas obras.

O trabalho mais famoso de Oscar Wilde se chama O Retrato de Dorian Gray e eu acho que até os mais leigos já ouviram falar dessa obra. É um livro que fala de Dorian Gray, um homem que fez um pacto com o demônio para permanecer sempre jovem, contanto que não olhasse para um quadro que envelheceria por ele (ou algo assim, tenho que admitir que não li o livro, mas li resumos e vi filmes sobre).

Outra obra ele, e a minha favorita, é a peça The Importance of Being Ernest (Traduzido como A Importância de ser Honesto). Essa peça faz um trocadinho com a palavra ernest que, além de significar honesto é, também um nome próprio (eu me lembro dos muitos filmes de comédia de Ernest que eu assisti quando pequeno: “O natal de Ernest”, “Ernest vai a guerra”...)

De qualquer forma, a peça fala sobre dois homens que, para se casarem com as mulheres que amam, mudam o nome para Ernest, causando enorme confusão para todos os envolvidos. É uma peça hilária que fala de troca de identidade que critica o cenário dos Vitorianos ricos da época.

Bem, fica ai a minha singela homenagem ao grande escritor responsável por uma das peças mais engraçadas que eu já li. (eu só fiquei sabendo que a peça era dele quando fiz a pesquisa para essa homenagem :P)

Deixo vocês com uma citação do próprio: People who count their chickens before they are hatched, act very wisely, because chickens run about so absurdly that it is impossible to count them accurately. (As pessoas que contam as galinhas antes dos ovos chocarem são sabias, pois pintinhos correm para lá e para cá de forma tão absurda que é impossível de contá-los com precisão)

3 comentários:

Suuh disse...

Huum...gostei do post ^^
Interessante, aah e 155 anos? Jovem não ?

Fábio Vasconcelos disse...

Parece ser bem legal esse do cara que não envelhece, gostaria de ver o filme!

Bruno Machado disse...

Depende do filme
Fizeram uma versão moderna que é um saco!