quinta-feira, 15 de outubro de 2009

A Revolução dos Bichos


As vezes eu tenho raiva de certos blogs, ou repórteres ou colunistas ou críticos que dizem “esse é um filme (ou livro, ou quadro, ou qualquer outra coisa) que você TEM QUE VER”. Quem eles pensam que são para ditar o que nós temos que ver ou não? Até por que, cada um tem um gosto diferente e uma coisa que eles gostaram pode não agradar o gosto de outras pessoas.

Porém, tenho que dar o braço a torcer e abrir uma exceção quando o assunto é o livro Animal Farm (A Revolução dos Bichos) e George Orwell. Ele pode não ser o maior livro de todos os tempos, nem o mais clássico ou o mais vendido.

Mas ele é, com certeza, um dos livros que você TEM QUE LER ANTES DE MORRER!

Publicado em 1945, Animal Farm conta a história de uma fazenda onde os animais se revoltaram e expulsaram os donos humanos. Os rebeldes (liderados pelos porcos) se transformaram a fazendo em um espaço justo, onde todos os animais deveriam ser tratados como iguais.

Mas as coisas começam a mudar e os porcos, que tinham ideais justos e bons, começam a se corromper e logo o bonde começa a desandar.

O enredo é absurdamente bem contado, com uma história sem buracos que nos faz refletir a respeito de nossa natureza como ser humano e nossas relações com outros individuos. É realmente fenomenal.

A obra faz referencia ao comunismo de Lenin, Stalin e Trotsky. E, quem for estudioso dessa área, vai sacar logo a relação do livro com essa época.

O livro também foi transformado em filme uma vez em 1954 e, depois, em 1999.

Nenhum comentário: